Você já ouviu falar de aula invertida, certo? Essa é uma estratégia que nós, como professores podemos utilizar na sala de aula. Essa estratégia está dentro do conceito das metodologias ativas que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, como protagonista.
Na aula invertida o professor não começa explicando a aula.
É o aluno que começa a estudar o conteúdo da aula, seja através de um vídeo, a leitura de um texto ou uma pesquisa do tema. E quando o aluno chega na sala de aula, o professor vai utilizar esses conhecimentos para juntos e a partir disso, a troca e o aprendizado aconteça.
O conceito da prova invertida foi apresentado no livro: Ultra aprendizado, de Scott Young.
Ele aborda que essa estratégia ajuda a reforçar a busca de conhecimento, isso é: Recuperar uma resposta que ainda não está em sua mente é como percorrer uma estrada que leva a um edifício que ainda não foi construído. O destino não existe, mas o caminho para chegar até lá quanto o prédio estiver pronto, é construído independentemente.
E como podemos utilizar essa estratégia em sala de aula?
Você vai começar um novo tópico? Que tal apresentar um problema para os alunos que ainda não foi ensinado? Isso vai ajudar a mente a percorrer caminhos e buscar uma solução. Acima de tudo, vai criar uma estrutura para o cérebro possa reconhecer o caminho uma vez que tenha sido construído o caminho do aprendizado.
Essa é uma ideia que vira de cabeça pra baixo nossa ideia convencional de que primeiro o conhecimento é adquirido, depois testado.
A sala de aula é o seu laboratório: e o processo de aprendizagem pode sim ser testado, revisado, aprimorado e melhorado.
Por que então não experimentar?
Confira mais dicas no Canal do Youtube.
Até lá!