Projeto de Vida: Perguntas para começar

Hoje vamos falar sobre o projeto de vida e quais perguntas que você precisa fazer para começar a organizar o seu!

E a primeira pergunta é: Quem é você?

Parece uma pergunta meio boba, né? Quem sou eu? Eu sou Leticia! 

Ah tá! Mas o que esse nome significa? Quem foi que escolheu esse nome?

Bom, no meu caso, esse nome foi a minha mãe que escolheu. Ela escolheu esse nome em homenagem a uma amiga da mãe dela que se chamava Dona Leticia e ela gostava muito. E o meu nome significa alegria.

Ah tá, mas por que o nome é tão importante?

O nosso nome carrega muito da nossa história, quem nós somos, quem é a nossa família, quais são as nossas origens, os valores, aquilo que é realmente importante para nós.

Quando eu conheço alguém que se chama Júnior ou Filho ou Neto, eu já sei que essa pessoa carrega o nome do pai. É como se esse nome pudesse continuar a tradição, levar adiante e dar sequência a um legado, a história da família.

O nome é tão importante que a gente quer que o nosso nome seja falado e escrito da maneira certa, e quando alguém fala ou escreve o nosso nome errado a gente logo corrige né? 

O nosso nome é quem a gente é, tem gente que não gosta do nome, que prefere um apelido e tantas outras coisas. O nome dá mesmo o que falar.

Por isso, esse é um destaque especial dentro do projeto de vida.

Comece pelo seu nome.

De onde vem a sua família? quais são as origens? você sempre morou neste lugar?

Sabia que a família é a nossa primeira e grande influência na escolha profissional?

Tem muitas famílias de advogados, médicos, engenheiros e professores!

Eu mesma sou fruto dessa influência. Minha mãe foi professora, minha avó foi professora, e eu também fui professora. Hoje sou consultora. Mas eu já segui a carreira que meus pais tiveram. Eles moravam em Curitiba, vieram para São Paulo para se casar e construir a vida por aqui. Eu moro aqui em São Paulo, desde sempre! Há mais de 50 anos! e isso diz muito sobre a minha percepção sobre as coisas, sobre as oportunidades e as influências que existem numa cidade como São Paulo.

A influência não é uma coisa boa ou ruim,  a gente só precisa estar atento!

Comece o seu projeto de vida pelo seu nome e descubra muito mais sobre a sua história, sua trajetória e onde você está agora.

E depois a partir dessas informações, você vai construir a direção que deseja trilhar.

Isso é tão importante que tem muita gente que não percebe essa influência  e acaba fazendo a escolha profissional só para agradar e seguir a tradição familiar e depois quando termina a faculdade descobre que não é isso que ela deseja fazer.

O projeto de vida é esse momento que a gente para pra pensar sobre as nossas escolhas e se permite explorar todas as possibilidades.

E você, já começou o seu projeto de vida?

Então bora começar!!

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido