Ano que vem vai mudar?

As mudanças causam insegurança. Não é fácil sair do conhecido para o desconhecido!

Isso pode acontecer na escola, quando o aluno sai do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, quando muda de escola e quando vai para faculdade.

E para essa fase de mudança, até quando a gente se prepara, muitas coisas inesperadas podem acontecer e que não estão no nosso controle.

Algumas coisas podemos controlar tipo: quando será  a mudança? Vamos conhecer o novo lugar? Vamos conversar com quem já está já está por lá? Essas são coisas que a gente pode fazer e pode controlar.

Mas tem outras coisas que não dependem da gente e a gente não pode controlar tipo: será que as pessoas desse lugar vão gostar de mim? Será que eu vou gostar dessas pessoas e desse lugar? Daí é só quando chega lá mesmo pra saber!

Para os pais a mudança gera uma certa apreensão e pode estar relacionada ao desconhecido: tipo mudar o filho de escola ou mudar de período na escola, ou de segmento mesmo.

E quando eu desconheço eu desconfio!

Para isso, o melhor é o preparo e acima de tudo paciência!

Encare a mudança como um aprendizado: quando a gente está aprendendo, as vezes a gente erra, às vezes acerta. Esse é o processo do crescimento e do amadurecimento.

Pode ter choro? Pode sim.

Nesse caso, use a empatia e imagine se colocar no lugar do seu filho: como você se sentiria? Conversem juntos sobre os medos, os desafios e pensem em estratégias para superar as dificuldades.

Juntos vamos mais longe e melhor!

Confira nosso canal do Youtube.

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido