Ano que vem vai mudar?
As mudanças causam insegurança. Não é fácil sair do conhecido para o desconhecido!
Isso pode acontecer na escola, quando o aluno sai do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, quando muda de escola e quando vai para faculdade.
E para essa fase de mudança, até quando a gente se prepara, muitas coisas inesperadas podem acontecer e que não estão no nosso controle.
Algumas coisas podemos controlar tipo: quando será a mudança? Vamos conhecer o novo lugar? Vamos conversar com quem já está já está por lá? Essas são coisas que a gente pode fazer e pode controlar.
Mas tem outras coisas que não dependem da gente e a gente não pode controlar tipo: será que as pessoas desse lugar vão gostar de mim? Será que eu vou gostar dessas pessoas e desse lugar? Daí é só quando chega lá mesmo pra saber!
Para os pais a mudança gera uma certa apreensão e pode estar relacionada ao desconhecido: tipo mudar o filho de escola ou mudar de período na escola, ou de segmento mesmo.
E quando eu desconheço eu desconfio!
Para isso, o melhor é o preparo e acima de tudo paciência!
Encare a mudança como um aprendizado: quando a gente está aprendendo, as vezes a gente erra, às vezes acerta. Esse é o processo do crescimento e do amadurecimento.
Pode ter choro? Pode sim.
Nesse caso, use a empatia e imagine se colocar no lugar do seu filho: como você se sentiria? Conversem juntos sobre os medos, os desafios e pensem em estratégias para superar as dificuldades.
Juntos vamos mais longe e melhor!
Confira nosso canal do Youtube.