Sala de aula laboratório

Professor: Já pensou que a sala de aula é o seu laboratório?

Um laboratório é um lugar de perguntas, investigação, hipótese, testes e então, de descobertas!

Como professora eu testava várias ideias para ver o que funcionava melhor com a turma:

  • Trabalho em grupo ou duplas?
  • Carteiras em fileiras ou círculo?
  • Leitura individual ou coletiva?

Bom, você vai pensar que depende da atividade! Ah sim , com certeza! 

Mas a mesma atividade pode ser trabalhada em diferentes formatos!

Isso porque como professores precisamos oferecer aos alunos a oportunidade de fazer parte ativamente da nossa aula.

Embora essa ideia seja muito boa, na prática não é isso que acontece. Os alunos ficam enfileirados, copiando a tarefa da lousa e resolvendo os exercícios, levantando a mão quando tem dúvidas.

Pensar o aluno como parte ativa do aprendizado, requer que o professor teste, diferentes estratégias, avalie os resultados e junto com os alunos experimente o que funciona melhor.

Isso é pensar como um cientista do aprendizado e a sala de aula como um grande laboratório.

Você, professor e todos os alunos fazem parte desse experimento do conhecimento em busca da verdadeira aprendizagem!

Em um laboratório existem diversas etapas: a dúvida ou a pergunta que vai ser investigada, as hipóteses para responder e os testes.

Para o professor, o planejamento é fundamental: pensar nos diferentes alunos e nas turmas, nas diferentes atividades e depois testar.

Como organizar essas etapas? Com muita curiosidade e criatividade.

A inovação faz parte desse processo.

Como podemos incorporar inovação da sala de aula?

Conhecendo melhor os alunos!

Quer saber mais?

Confira nosso canal do Youtube com conteúdos para o dia a dia da sala de aula! 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido