Sala de aula laboratório
Professor: Já pensou que a sala de aula é o seu laboratório?
Um laboratório é um lugar de perguntas, investigação, hipótese, testes e então, de descobertas!
Como professora eu testava várias ideias para ver o que funcionava melhor com a turma:
- Trabalho em grupo ou duplas?
- Carteiras em fileiras ou círculo?
- Leitura individual ou coletiva?
Bom, você vai pensar que depende da atividade! Ah sim , com certeza!
Mas a mesma atividade pode ser trabalhada em diferentes formatos!
Isso porque como professores precisamos oferecer aos alunos a oportunidade de fazer parte ativamente da nossa aula.
Embora essa ideia seja muito boa, na prática não é isso que acontece. Os alunos ficam enfileirados, copiando a tarefa da lousa e resolvendo os exercícios, levantando a mão quando tem dúvidas.
Pensar o aluno como parte ativa do aprendizado, requer que o professor teste, diferentes estratégias, avalie os resultados e junto com os alunos experimente o que funciona melhor.
Isso é pensar como um cientista do aprendizado e a sala de aula como um grande laboratório.
Você, professor e todos os alunos fazem parte desse experimento do conhecimento em busca da verdadeira aprendizagem!
Em um laboratório existem diversas etapas: a dúvida ou a pergunta que vai ser investigada, as hipóteses para responder e os testes.
Para o professor, o planejamento é fundamental: pensar nos diferentes alunos e nas turmas, nas diferentes atividades e depois testar.
Como organizar essas etapas? Com muita curiosidade e criatividade.
A inovação faz parte desse processo.
Como podemos incorporar inovação da sala de aula?
Conhecendo melhor os alunos!
Quer saber mais?
Confira nosso canal do Youtube com conteúdos para o dia a dia da sala de aula!