Como montar seu planejamento?

Começando as férias e você já está falando de planejamento??

Eu gosto de planejar tudo! Até as férias!

Esse momento de descanso também é ótimo para organizar arquivos, colocar em dia as leituras e aprender coisas novas!

Para qualquer projeto ter sucesso é preciso um bom plano.

Pense nas aulas, como é importante ter um bom planejamento para visualizar tudo o que vamos fazer e como as atividades irão acontecer!

Confira 7 dicas para fazer o seu planejamento:

  1. Calendário: Quantas aulas você vai ter para ensinar o conteúdo? Distribua o conteúdo dentro desse tempo.
  2. Alunos: O quanto os alunos já conhecem sobre o tema? Se for preciso, faça um teste diagnóstico para ter mais segurança e não ficar apenas no "achometro". Você pode utilizar um formulário do Google em que já tem acesso as respostas automaticamente, antes de começar sua aula.
  3. Selecione o conteúdo dentro do material didático: Indispensável  ou importante? O que você precisa passar com os alunos?
  4. Defina os objetivos para o conteúdo: quais atividades vou trabalhar em classe? Quais para casa?
  5. Selecione as estratégias para abordar o tema, considerando as características da turma: aula invertida, trabalho em grupo, pesquisa, mapa mental entre outras estratégias que podem funcionar muito bem com a turma.
  6. Apresente o conteúdo do tema utilizando abordagens para os alunos: auditivos, visuais e cinestésicos. Aqueles que preferem a explicação do professor, aqueles que preferem a utilização da lousa ou aqueles que preferem atividades de interação, seja no laboratório ou no trabalho em grupo.
  7. Utilize estratégias diferenciadas para avaliação considerando esses estilos de aprendizagem: As estratégias incluem: produção de vídeos, testes plataformas digitais como a Khan Academy, Google forms ou Kahoot.

Quer saber mais sobre essas estratégias?

Aproveite as férias para aprender com os nossos cursos on-line.

Confira nossas opções:

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido