Cuidado professor!

Hoje vamos falar sobre o cuidado com a saúde

Muitas vezes só percebemos a importância da saúde quando perdemos. Na carreira do magistério, cuidados com a voz e a postura são fundamentais para o professor porque são o instrumento de trabalho dele.

Tenho lembrança da primeira semana em sala de aula com mais de 35 alunos na turma. Depois de 4 dias de aula, falando sem parar, eu estava rouca. De tanto querer falar mais alto que os alunos, perdi a voz. Um professor sem voz, fica muito mais limitado. Depois disso fui aprendendo a cuidar mais da minha voz, mas especialmente da minha postura em sala de aula. E quando digo postura, me refiro a forma de lidar com os alunos, as atividades propostas e saber quando e como usar a voz.

Para cuidar da sua saúde física, confira essas 3 dicas:

  • Beba água. Mantenha a sua garganta bem hidratada, durante a aula, beba pequenos goles de água e isso vai ajudar bastante ao longo das exposições.
  • Calçados confortáveis: professor não dá a aula sentado – exceto agora na pandemia nas aulas remotas! – mas ficar em pé por 4, 5 ou mais horas direto, exige um super cuidado com os pés!
  • Faça pequenas pausas – seja na aula física, no intervalo, seja na aula remota. Procure uma posição mais confortável para relaxar.

Saúde física é importante, cuide do seu corpo e da sua alimentação.

Fique atento a esses sinais:

  • Fadiga crônica – acordar cansado
  • Insônia
  • Dores de cabeça e no corpo

O corpo fala e a melhor maneira é “ouvir” esses sinais. Inclua na sua rotina atividades físicas, como caminhadas, alongamentos e exercícios.

Separe um tempo na agenda para relaxar e fazer o que gosta. Um dos fatores associados ao stress está relacionado à falta de fazer coisas que liberem dopamina, isso é, fazer coisas que nos trazem bem-estar e não somente as obrigações do dia a dia.

Professores não são máquinas e precisam de constante manutenção: no corpo e na mente.

Pense nisso e planeje a sua rotina mais saudável!

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido