Urgente x importante

Eisenhower, Presidente dos Estados Unidos da América em um discurso de 1954, citou o Dr. Miller quando disse: “Eu tenho dois tipos de problemas: o urgente e o importante. Os urgentes não são importantes e os importantes nunca são urgentes “.

A partir desse princípio de importante e urgente foi criada a matriz de Eisenhower e de uma forma muito prática ajuda você a pensar em suas prioridades e a determinar quais de suas atividades são importantes e quais são, essencialmente, distrações.

Quando o nosso tempo é limitado, temos que fazer escolhas e a forma como fazemos essas escolhas é muitas vezes pelas coisas mais urgentes, daí não sobre tempo para as coisas mais importantes.

Como organizar o tempo sob esse conceito?

Pense nas tarefas do dia a dia: como você utiliza o seu tempo, sua rotina, suas atividades e tarefas.

As tarefas importantes são aquelas que quando fazemos, ficamos mais próximos de alcançar nossos objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.

Já as tarefas urgentes são aquelas que demanda atenção imediata, não podem esperar, mas dizem respeito à outra pessoa ou situação. Geralmente tomam mais o nosso tempo porque se não as fazemos, as consequências são imediatas.

Coloque suas tarefas na matriz de Eisenhower, dividindo o papel em 4 quadrantes

No canto superior esquerdo:

Importante, mas não urgente

No canto inferior esquerdo:

Não urgente nem importante

No canto superior direito:

Urgente e importante

No canto inferior direito:

Urgente e não importante

 

A matriz de Eisenhower ajuda você a identificar suas tarefas e daí selecionar por onde você precisa começar e o que você precisa deixar para depois ou delegar para outra pessoa, já que o tempo é um recurso limitado.

Sempre estamos fazendo escolhas: o que vamos ou não vamos fazer, quando vamos e se vamos fazer.

Quando você aprende a organizar o seu tempo percebe como muitas vezes acabamos nos distraindo com atividades que não nos ajudam em nada, apenas nos distraem.

Então experimente usar essa matriz e perceba se isso ajudou o seu dia a ficar mais produtivo.

Confira mais sobre o assunto:

Fonte: https://www.fm2s.com.br/matriz-de-eisenhower-diferencas-entre-atividades-importantes-e-urgentes/

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido