5 dicas para montar uma rotina que funcione

Rotina e organização, parece ser uma coisa chata e maçante. Mas não precisa ser!

Na verdade, a organização pode ser uma ferramenta muito útil para ajustar as nossas prioridades x as nossas necessidades.

Dica 1 - Ferramentas

Pense em que tipo de ferramenta você mais se identifica: calendário, planners ou  agendas? on-line ou físicas? Isso vai depender da dinâmica de cada um. Você precisa escolher e definir o que mais funciona para você. Nas opções digitais temos: Google Agenda, Google Calendar e o Trello, onde você pode marcar seus compromissos e receber notificações nos dispositivos com sua conta Google, além de poder dispor das atividades e cada fase dela, no caso do Trello. Essas ferramentas ajudam a criar a rotina e a organização.

Dica 2 - Compromissos

Deixe marcado todos os horários dos compromissos fixos do dia a dia, como o horário das aulas e das atividades tipo: inglês, academia, etc. Já deixe na agenda os horários para refeições e as pausas. Assim fica mais fácil para visualizar o tempo disponível e a organização da sua semana.

 Dica 3 – Tempo disponível x prioridades

Com os horários disponíveis, está na hora de criar as prioridades nos estudos, pois nem todas as matérias precisam ter a mesma carga horária de estudos, principalmente se houve um bom aproveitamento durante a aula. Seus horários de estudo dependem tanto dos seus objetivos quanto dos métodos de estudo que você utiliza. Separe um tempo diário para as tarefas da escola, como lição de casa, revisão e estudo para provas. Também deixe um tempo para revisar conteúdos que você tem mais dificuldade. Por exemplo, se a leitura for uma tarefa que você não curte muito, programe ler por pelo 15 minutos. Isso já vai ajudar o seu cérebro a entender que essa tarefa é relevante e ajuda a manter a motivação para completar a tarefa. Você pode inclusive se dar uma recompensa quando conseguir cumprir a sua agenda da semana toda!

Dica 4 – Aprender uma coisa nova

Insira na sua rotina semanal a tarefa de aprender uma coisa nova, seja ler sobre um assunto diferente ou assistir uma biografia. Nosso cérebro adora desafios! Isso contribui com o seu aprendizado e pode trazer um retorno surpreendente!

Dica 5 – Revise sua programação

De tempos em tempos, revise a sua programação, veja se está dando resultados ou se precisa de alguma alteração. Ajuste, adapte e siga em frente!

A ideia é sempre estar atento ao que funciona melhor para você!

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido