Vida em família na pandemia

Mãe: “Tem dias que são difíceis, conciliar aula dos filhos, trabalho, rotinas da casa e ainda se manter bem física e psicologicamente! Mas temos que levar um dia de cada vez! E torcer para que as coisas retornem ao novo normal!”

E você, já parou para pensar como tem sido a experiência das famílias em meio à pandemia?

Temos aspectos positivos e negativos em todas as situações, eu diria.

Para mim, profissionalmente foi um momento para se reinventar. Meu trabalho é dentro das escolas, dando suporte e consultoria nas atividades de orientação profissional, nos programas de capacitação dos professores e orientação para as famílias. E nos últimos 4 meses, estudei, gravei, aprendi e passei a oferecer para as escolas, vários tipos de atividades de apoio on-line.

Acredito que o período de adaptação a esse ‘novo normal’, foi aos poucos se tornando a nova rotina. E que agora fica no ar a questão do retorno presencial: Ir ou não ir, eis questão!

Fiz uma pesquisa rápida pelas redes sociais e quero compartilhar como foi o retorno:

67% do pais não pensam em mandar os filhos de volta para escola nesse ano.

Diante disso, a escola precisa de estratégias para diminuir a ansiedade dos pais e alunos sobre o retorno, previsto em São Paulo para o dia 08 de setembro.

Como lidar?

  1. Informação: Deixe claro para a comunidade escolar: pais, alunos e professores como tem sido o preparo do ambiente escolar para o retorno: protocolos de segurança, turmas que serão atendidas, número de alunos que poderão retornar e calendário de atividades.
  2. Avalie o interesse das famílias: comece com uma pesquisa simples com os pais, utilizando um formulário mesmo para ter uma noção mais geral e depois é no corpo a corpo mesmo: na sua família, as crianças voltam ou não para escola nesse ano?
  3. Promova encontros virtuais com as famílias: Crie oportunidades para que as famílias possam comentar, perguntar e conhecer os planos da escola. Reúna nesse encontro: professores, coordenação e direção. Aproximar-se das famílias agora é a melhor opção para oferecer esse suporte.

Conheça nossos temas para os encontros virtuais e conte conosco nesse momento!

Entre em contato conosco:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido