Influência das amizades nos estudos

Quem não se lembra de um amigo de escola que tenha marcado a infância? As amizades são fundamentais para nós, que somos seres sociais e muitas vezes esse tipo de relacionamento começa na escola! É o momento em que a criança começa a viver em sociedade, ter contato com outras pessoas e passa a criar vínculos afetivos com os colegas. É muito importante desenvolver e incentivar as amizades no núcleo escolar!

Apesar de estarmos vivendo um momento único de isolamento social, manter o contato com os amigos, de forma virtual, tem se mostrado uma oportunidade de fortalecer o vínculo, compartilhar as dificuldades e encontrar soluções para as dificuldades.

Mas, cuidado, sempre precisamos estar atentos as influências. Como diz o ditado: “Diga-me com que andas, que te direi quem és.”

É fato: nossos amigos irão nos influenciar seja para o bem, seja para o mal. E na fase da adolescência esse impacto é ainda maior, porque para o jovem, o apoio e a aceitação do grupo são mais importantes que a atenção dos pais.

Boas companhias ajudam:

  1. Melhorar o rendimento escolar. Já que um colega ajuda o outro, compartilha as anotações, estuda junto e pode até incentivar a melhorar as notas. Eu me lembro que competia com a minha amiga pra ver quem tirava as notas mais altas!
  2. Motivação. Um bom amigo nos motiva a fazer sempre o melhor, incentiva, vai junto nos passeios, participa do mesmo grupo, dá aquela força! Se o amigo faz, eu também quero fazer! E que sejam coisas bem legais, né?
  3. Autoestima.Sentir-se amado, querido e respeitado ajuda a manter a confiança e fortalece a autoestima. Isso dá uma disposição maior para enfrentar os desafios e até compartilhar situações difíceis, como o Bullying, que pode acontecer no ambiente escolar. E quando temos nosso amigo ao lado, isso já é a nossa proteção!
  4. Amizades duradouras.O verdadeiro amigo nasce quando podemos confiar e compartilhar momentos juntos. Muitas amizades da escola perduram por toda a vida. Outro dia mesmo eu participei de um encontro com minha turma da escola de 30 anos atrás! Que divertido reencontrar as pessoas e reviver momentos tão marcantes!

Identifique e cultive as boas amizades: aquelas que querem o seu bem e torcem pelo seu sucesso!

Não se esqueça de compartilhar com amigos de verdade!

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido