Como lidar com a mudança de escola?

Um novo ciclo se inicia, uma nova fase. Sabemos que muitos alunos ficam nervosos com o começo de mais um ano letivo, principalmente se acabam mudando de escola. Para os pais, também é um momento de ansiedade e adaptação.

Confira algumas dicas para vocês, pais e filhos, se adaptarem melhor ao novo ambiente!

  • Simpatia: é normal ficarmos apreensivos quando começamos algo novo, mas encare isso como uma oportunidade para treinar sua inteligência emocional: seja simpático com os colegas e com outros pais. Procure o apoio da Coordenação, caso precise de mais orientações nesse início das atividades.
  • Proatividade: conhecer novas pessoas e novos lugares são momentos que agregam em nossas vidas, procure por grupos de estudo e de atividades que possam inseri-lo melhor no contexto da escola. Como pais, incentivem a criança e o jovem a fazer parte das atividades extras que a escola oferece.
  • Sozinho? Alguns alunos acreditam que ao mudarem de escola irão perder os antigos amigos e não vão conseguir fazer nenhum novo, porém, não precisa ser assim. A distância física não precisa atrapalhar suas amizade, vocês ainda podem se encontrar nos finais de semana, e até mesmo estudar juntos por meio de chamadas de vídeo!
  • Foco nos estudos: por mais difícil que possa ser no começo, não desanime de seus estudos. A mudança na metodologia, nos materiais pode ser um grande incentivo para os alunos. Incentive seu filho/sua filha a manter uma rotina de estudos que possa contribuir com o aprendizado real no dia a dia da escola.
  • Dê um tempo para o ajuste: Não espere que em poucos dias tudo vai acontecer como imaginado. Nem sempre as mudanças são tão rápidas. Deu um tempo para você, como aluno para se adaptar e se entrosar com os  novos colegas. E aos pais, acolham os comentários e incentivem o esforço para adaptação nessa nova etapa.

Agora só depende de vocês: pais e filhos, juntos nessa nova etapa.

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido