A importância de um bom relacionamento entre a escola e a família

Bons relacionamentos são importantes em qualquer lugar, mas na escola é fundamental para que as crianças possam se desenvolver de forma completa!

Quando os pais escolhem uma determinada escola, procuram um alinhamento entre os padrões e valores da família, buscando uma parceria para completar a educação dos filhos.

Assim, a professora é a principal figura que vai manter e estreitar os laços entre a família e a escola.

Essa parceria traz parceria para os dois lados:

Para criança: o carinho, afeto, encorajamento e apoio durante todo o processo da aprendizagem.

Para família: um profissional qualificado e dedicado aos processos de aprendizagem e atento as dificuldades caso à criança venha a apresentar.

Quando a família apoia a escola, a criança se sente mais segura para experimentar e aprender com erros e acertos.

Quando existem dúvidas sobre a metodologia, postura ou avaliação, os pais devem procurar diretamente a escola e não ficar reclamando ou criticando a professora. A crítica não resolve o problema e afeta a percepção da criança sobre a autoridade do professor em sala de aula.

Durante a pandemia e as aulas remotas, pais, alunos e professores tornaram-se muito mais íntimos e passaram a considerar as dificuldades de todos os lados.

Depois dessa intensa experiência, acreditamos que tanto os pais como os professores, aprenderam a importância da interação, do esforço e da prática diária para o desenvolvimento e para o processo de aprendizagem.

Nessa parceria ganham todos! Pais, professores e especialmente os alunos!

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido