O paradoxo das escolhas

De acordo com o psicólogo Barry Schwartz, quando falamos em mais escolhas, falamos de dificuldades. Isso porque de acordo com Schwartz, quantas mais escolhas, mais paralisados nos sentimos. E esse é um dos efeitos. O segundo é a insatisfação, e por consequência menos felicidade.

Nossa sociedade é baseada na liberdade. Liberdade de fazer escolhas. Vivemos em uma democracia. As escolhas fazem parte da nossa vida. Quando mais jovem, menos escolhas.

Pense em um bebê. Que escolhas ele faz? Quase nenhuma. Ele é totalmente dependente de seus cuidadores. Mas a medida em que o bebê cresce e a criança já começa a compreender melhor o mundo, já é capaz de começar a fazer suas próprias escolhas. E esse processo é muito importante, na medida em que a experiência é um dos fatores que nos ajuda a pensar nas escolhas. O nosso lado racional, registra tudo o que deu certo e quer repetir a dose.

Como isso influência o jovem na sua escolha profissional?

Opções de curso: Existem mais de 280 opções de cursos no Ensino Superior. Só isso já causaria total paralisia. Com tantas opções, não sabemos nem por onde começar.

Áreas de conhecimento: Falamos de 8 áreas de conhecimento. Pensar nas áreas já é um bom caminho para pensar no curso. Pense nas áreas e explore cada uma delas para conhecer as diferenças entre os cursos de determinada área.  

Projeto de Vida: Com a implantação da disciplina do Projeto de Vida, esse percurso  de autoconhecimento será construído ao longo dos 3 anos do Ensino Médio, levando o aluno a refletir sobre suas competências e habilidades e também conhecendo algumas outras áreas de conhecimento com mais profundidade.

Itinerários Formativos: São as áreas de aprofundamento que o aluno poderá escolher ao longo da sua formação no Ensino Médio. Os itinerários formativos estão divididos em 4 áreas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais e Humanas.

Quer fazer uma escolha profissional com mais segurança?

Conheça nosso teste de autoconhecimento baseado nas Inteligências Múltiplas.

Esse é o primeiro passo para quem quer começar a escolher com mais segurança.

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido