O que fazer com os resultados do ENEM?

Logo mais teremos a divulgação dos resultados do ENEM 2020. Apesar dos percalços na realização desse ano, os exames foram realizados nas opções de provas físicas e digitais pela primeira vez. E agora todos os alunos terão acesso aos resultados, com exceção dos treineiros, que os resultados sairão em maio.

Então, vamos conferir como você pode utilizar o resultado do ENEM.

Um dos pontos mais importantes do ENEM, se refere ao acesso as Universidades Públicas. 

Confira:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a porta de entrada para a maioria das universidades públicas brasileiras. Em todas as Universidades Federais, o uso do ENEM já faz parte do processo seletivo e em parte delas, é a única forma de ingresso. Nesse ano atípico de pandemia, algumas universidades optaram por não utilizar a nota do ENEM.

A nota é utilizar na plataforma do SISU e a partir do dia 6 de abril de 2021, as inscrições já estarão abertas. Com a sua nota, você poderá escolher até duas opções de curso e acompanhar os concorrentes, podendo alterar suas escolhas enquanto durar o período de inscrições.

Este ano, as inscrições para o Sisu no primeiro semestre estarão abertas entre os dias 6 a 9 de abril, com resultado no dia 13 de abril, enquanto que para o segundo semestre estão abertas entre os dias 7 a 10 de junho, com resultado em 14 de junho.

Acesse: https://sisu.mec.gov.br/#/

 

ProUni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

O processo seletivo a partir dos resultados do ENEM 2020 ainda não foram abertas, então fique de olho no calendário!

Acesse:

http://prouniportal.mec.gov.br/

 

Novo Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) atua no financiamento para estudantes que se encaixam nas regras estabelecidas, proporcionando um financiamento de pelo menos 50% sobre juros zero.

Parte dos requisitos para ter acesso ao programa se refere a participação no ENEM.

Para saber mais, acesse:

http://portalfies.mec.gov.br/

 

Acesso à Universidades Privadas

Muitas universidades privadas aceitam o ENEM como forma de ingresso nos processos seletivos para vagas remanescentes ou em novas turmas.

Inclusive para processos Internacionais a prova do ENEM já é considerada como uma opção de acesso.

Confira mais informações nos sites das Universidades privadas que você tem interesse.

E aproveite também para solicitar uma bolsa de estudos se a sua nota for muito boa!

Não deixe de aproveitar as oportunidades!

Bons estudos!!

  

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido