Devo começar a faculdade agora?

Algo que está tirando o sono do vestibulando e seus familiares é o início do ano letivo de 2021 e suas incertezas.

De um lado temos a maioria das universidades públicas que dependem de resultados de segundas fases que não aconteceram, e de outro as universidades particulares que já estão iniciando o ano letivo com as incertezas.

A situação das universidades públicas encontra-se muito instável em relação a divulgação dos resultados e início do ano letivo. Como muitas dependem do ingresso dos alunos pelo Sisu ou a realização de uma segunda fase, a grande maioria fica dependente de uma situação incerta durante o período de pandemia. É o caso da Unesp, que não conseguiu realizar sua segunda fase, não tendo ainda uma nova data para realizá-lo.

Por outro lado, as faculdades particulares já iniciaram o período letivo, mesmo que de maneira remota. Por meio de processos mais flexíveis e com rápidos resultados, os processos seletivos poderiam ser realizados em dias escolhidos pelos próprios vestibulandos, variando de acordo com a instituição.

Sendo assim, para decidir se deve ingressar na graduação ou não, é necessário colocar algumas coisas na balança. Reflita sobre essas questões:

  • Você está certo do curso que vai fazer?
  • O que impede você de começar o curso em uma Universidade Particular?
  • É possível aguardar os resultados dos processos seletivos nas Públicas?

Essas são algumas das perguntas que você pode fazer para você mesmo e conversar com a sua família. Adiar um sonho é diferente de cancelar.

Reflita, analise e então decida o que você considerar como sua melhor opção para essa situação.

Esteja preparado para seguir no preparo, se a sua opção for uma pública, ou iniciar de forma remota em uma particular.

E que todos possam ter um ótimo ano letivo em 2021!

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido