Você conhece o jeito mais eficiente de estudar?
Como é sua rotina de estudos? Simplesmente pega um livro e começa e a lê-lo? Ou então só acessa uma videoaula e começa a assisti-la?
E se você pudesse explorar outras formas de estudar? Assim como existem diferentes alunos também existem diferentes técnicas de estudos, algumas muito eficazes, outras menos.
Vamos conhecer quatro técnicas bem eficazes e como utilizá-las.
1- Flashcards
São cartões de memorização. Em uma face do cartão você deve fazer um desenho que remeta ao assunto que você está estudando, e na outra face uma explicação daquele assunto.
Seu objetivo deve ser olhar o desenho e saber explicar o significado dele.
Separe os cartões em níveis de dificuldade e separe-os em caixas de revisão, por exemplo: nível fácil – revisar de novo daqui uma semana, nível médio – revisar daqui três dias, nível difícil – revisar amanhã.
Essa é uma forma visual de associar imagens com os contéudos e ajudar o cérebro a armazenar a informação tanto pela imagem como pelo texto.
2- Mapas mentais
São famosos entre os estudantes. Consiste em construção de ramos baseado em assunto central. Você precisa associar uma imagem com uma palavra, tendo no centro o tema principal e depois os assuntos relacionados àquele tema.
Por exemplo, se o seu assunto for regime militar você pode ramificar explicando cada época desse período.
É importante que os títulos não sejam longos, também utilize cores diferentes e imagens para memorizar e facilitar o aprendizado.
3- Explicação: ensinar
Outra técnica eficaz é ensinar o assunto que você deseja fixar para outra pessoa. Ao fazer isso você terá que criar formas de explicar o conteúdo de forma simples para que outra pessoa entenda, com isso você será quase que obrigado a memorizar o assunto para não falhar na explicação.Quando a gente precisa ensinar alguém, descobre o quanto sabe sobre aquele conteúdo.
Se não tiver com quem contar nesses momentos procure explicar para você mesmo como se fosse outra pessoa. Você pode até criar um vídeo, utilizando o celular mesmo e ver como está se saindo na explicação.
4- Testes
Pode ser considerado o mais eficaz método de estudo. Fazer questões é bom para imaginar o que será cobrado na prova e também para fixar o conteúdo em sua mente.
Ao imaginar as questões, você poderá perceber quais são suas maiores dificuldades e daí testar seu nível de conhecimento. Se tiver um parceiro de estudos, peça para ele formular questões para você e vocês poderão "trocar" as questões e treinar melhor o conteúdo estudado.
Gostou dessas técnicas? Compartilhe com seus amigos!