Orientação Profissional

O processo de escolha profissional pode ser um momento de ansiedade e angústia para alguns jovens e suas famílias, porque eles têm muitas dúvidas sobre a carreira e possibilidade de escolhas. Em um mundo com mudanças tão rápidas, fica difícil prever e acertar a escolha da carreira futura ainda nessa fase da vida.

O trabalho de orientação profissional, tem por objetivo levar o jovem orientando a conhecer melhor a si mesmo e indicar caminhos profissionais de acordo com as habilidades e preferências individuais.

Muitas vezes, a pessoa de fora do círculo familiar pode contribuir para o processo com um olhar diferenciado para o jovem orientando, apresentando de forma diferente os caminhos e as escolhas que serão feitas na trajetória da escolha profissional.

Na realização desse trabalho de Orientação Profissional vamos atuar diretamente sobre dois eixos fundamentais:

  • Autoconhecimento
  • Conhecimento das profissões

Na parte de autoconhecimento, nosso trabalho se baseia na Teoria das Inteligências múltiplas, desenvolvida por Howard Gardner e relaciona as habilidades pessoais com as profissões.O teste das Inteligências Múltiplas é um material inicial utilizado como ferramenta para identificar as principais habilidades e aptidões naturais do orientando. O teste tem como finalidade definir um roteiro de início de trabalho para o conhecimento das profissões.

Na parte do conhecimento das profissões, selecionamos materiais de apoio para pesquisa e a definição das áreas e carreiras profissionais. Os materiais utilizados como apoio são: Guia de profissões – Ed. Abril, As profissões do século XXI - Manual de carreiras, Guia prático do amadurescente, entre outros materiais disponíveis que serão indicados para consulta, leitura e aprofundamento.

Como é realizado o trabalho?

O trabalho terá um encontro presencial para a sondagem inicial e apresentação do material de autoconhecimento – Teste das inteligências.

O cronograma prevê 6 encontros, que podem ser quinzenais ou ajustados de acordo com a disponibilidade do orientando e da orientadora. Nesse encontro, serão realizadas as seguintes etapas:

  • Autoconhecimento – Teste Inteligências Múltiplas
  • Conhecimento das diferentes áreas de atuação
  • Conhecimento das Profissões
  • Conhecimentos dos Cursos
  • Conhecimento da faculdades e universidades que oferecem os cursos
  • Feedback do trabalho e relatório com a indicação de possíveis áreas de atuação de acordo com o perfil do orientando.

O número de encontros a serem realizados podem ser alterados de acordo com a avaliação e necessidade do orientando.

Agende seu encontro e descubra como é definir agora a sua carreira.

Agende seu encontro

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido