Como o professor pode motivar seus alunos

A vida como professor pode trazer muitos desafios, entre eles o de conseguir motivar os alunos nos estudos. Com tantas informações na palma da mão pode ser complicado conseguir captar a atenção deles, mas isso é possível se você criar um laço de confiança.

Considere que como professor, você pode estimular a aprendizagem, dando motivos para que os alunos se sintam motivados para estudar!

 

Traga algo interessante

Comece sua aula com uma informação interesse, um fato que tenha relação com o assunto que será tratado. Dessa forma poderá despertar o interesse e a curiosidade dos alunos para o tema que será abordado na aula.

Quando estabelecemos uma conexão entre a realidade e o conteúdo, despertamos o interesse dos alunos.

 

Fale na linguagem deles

Adeque sua linguagem: torne-se um deles, sem ser um deles! Procure comunicar-se na linguagem que estão acostumados, fazendo uso de expressões que eles curtem! Isso ajuda a criar uma conexão com eles. Se lida com jovens em sala de aula, fale como os jovens, se lida com crianças fale numa linguagem que eles possam entender, mas lembre-se de não forçar a barra, ou terá o inverso do resultado que procura.

 

Mostre que você é competente

Você entraria em um avião se soubesse que o comandante nunca pilotou na vida? Do mesmo modo seus alunos nunca irão se motivar a estudar se perceberem que nem mesmo seu tutor se esforça para isso. Pratique aquilo que pregue, um professor é um líder, e um bom líder não dá ordens, mas ensina com o exemplo.

 

Conheça bem seus alunos

Ao longo do tempo criamos mais intimidade com uns do que com outros, mas é importante conhecer todos seus alunos. Mantenha a atenção para casos especiais de alunos que sofrem algum tipo de problema, ouça atentamente o que eles têm a dizer e tome providências.

 

Mostre o propósito da matéria estudada

Procure mostrar como o conhecimento se constrói ao longo do tempo, não apenas de um único tema. As vezes não há proposito aparente em um determinado conteúdo, mas esse conteúdo é relevante para construir uma base, que será importante no conhecimento. Mostre aos alunos qual a importância dos assuntos vistos em sala e o que isso afeta na vida deles, quando entendemos melhor como aquele conteúdo contribui com o nosso conhecimento nos sentimos mais motivados a aprender.

 

Ofereça escolhas

Dar escolhas não tira sua autoridade em sala, pelo contrário, a aumenta ainda mais, afinal é você quem está dando as cartas e ao mesmo tempo dando satisfação para seus alunos no fato de poderem tomar a decisão por si mesmos. Quando temos a opção de escolha, nos comprometemos mais com os resultados. Eles podem escolher a forma de entregar um trabalho, fazer duplas ou grupos entre outras coisas.

 

Faça desafios

Valorize as experiências diferentes: proponha um desafio individual de leitura ou  um exercício mais difícil para resolução em grupos. E surpreenda-se com o envolvimento que isso pode trazer. O cérebro gosta de desafios, mas lembre-se, se for muito difícil, ele desiste, e se for muito fácil, não gera interesse.

Então mantenha o equilíbrio nas atividades e aceite sugestões dos alunos para novos desafios.

 

Só quem está na sala de aula, com os alunos no dia a dia, sabe como é preciso motivar-se e estimular a aprendizagem nos alunos.

Comece por você! Crie novas atividades, aplique, confira, avalie e mude! Assim o seu dia a dia torna-se muito mais interessante!

 

 

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido