Por que replanejar as aulas do segundo semestre?

Voltamos para o segundo semestre e já precisamos avaliar novamente nosso planejamento e as aulas, adequando os conteúdos para o cronograma e priorizando os tópicos mais importantes. Aliás, hoje esse é o maior desafio que cabe ao professor e que nenhum computador ou programa pode fazer!

Como fazer isso já com as aulas em andamento?

 

Autoanálse

Esse é o primeiro passo: agora você já conhece as turmas, sabe quais são as atividades que funcionam melhor e as que não funcionam. E hora de rever se o que está proposto para o semestre e como será entregue. Faça um ajuste mais detalhado nas atividades, lembrando que mais importante que “cumprir” todo o conteúdo é garantir que os alunos tenham compreendido e estão aptos a seguir em frente!

  

Feedbacks

Verdade que muitas vezes temos receio de fazer uma avaliação sobre a nossa performance, mas é fundamental para quem busca o aprimoramento, ter um feedback sobre seu trabalho.

Analise com os alunos, como foi o processo de aprendizado, e se os alunos ainda forem pequenos, analise com os pais, peça um feedback do seu trabalho.

Também converse com outros professores que trabalham com as mesmas turmas para avaliarem as possíveis mudanças que ainda são necessárias para que a turma se desenvolva ainda mais, nomeando as dificuldades e buscando uma solução conjunta para a classe.

 

Melhoria contínua

No mundo corporativo existe um termo chamado melhoria contínua, o nome é bem auto sugestivo e se refere ao processo de constante melhora e aperfeiçoamento por parte da empresa nos processos e produtos.

Na escola, o que faz a diferença é a melhoria contínua dos processos de ensino: avaliar o uso da tecnologia, do uso dos livros e da escolha dos materiais didáticos.

Estar atento a esse processo inclui: reflexão sobre a prática pedagógica e aprimoramento, isso é, estudo contínuo: livros, programa de capacitação, palestras e cursos, podem sempre contribuir com o processo de melhoria contínua do professor, e isso irá refletir diretamente em sua prática pedagógica.

 

Esteja consciente desse papel, porque através a da sua atuação será possível transformar o ambiente escolar.

Reveja, ajuste e se precisar, mude completamente.

A escola é o lugar para transformações, experimentos, criatividade e inovação, e isso começa com o professor!

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido