Como obter reconhecimento na sala de aula?

Reconhecimento, quem não precisa? De acordo com A. Maslow, o reconhecimento está entre umas das necessidades básicas do ser humano.

Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, depois as necessidades de segurança, na sequência estão as necessidades de estima: o reconhecimento e por fim as de autorrealização.

O reconhecimento é a valorização pelo nosso trabalho, nosso esforço, nossa dedicação. E na vida profissional e pessoal, esse sentimento faz toda a diferença para nós.

Na sala de aula, o reconhecimento poderá vir da coordenação, que acompanha as atividades, desde o planejamento até a execução das aulas, o desempenho dos alunos e a relação com os pais.  As conquistas dos alunos, também são as conquistas do professor, já que o profissional comprometido, se empenha em levar seus alunos à excelência, não apenas nas avaliações, mas no dia a dia da sala de aula, envolvendo os alunos no processo de aprendizagem.

Para um bom profissional, reconhecimento virá a partir da efetividade das suas ações. Por isso, se quiser ser um professor excelente, siga essas 5 dicas:

  1. Busque aprimoramento: leia mais sobre psicologia, neurociência, como isso impacta no aprendizado.
  2. Compartilhe ideias com os colegas de trabalho: coisas simples podem ajudar a melhorar o desenvolvimento dos alunos, como utilizar alguns minutos para desenvolver a atenção plena dos alunos, experimente essa nova ideia e compartilhe os resultados.
  3. Desenvolva nos alunos o sentimento de gratidão: emoções positivas, contentamento, alegria e felicidade, são emoções que podem ser compartilhadas. Ensine seus alunos a serem gratos pelas pequenas coisas e assim valorizarem o que é realmente importante: a vida, a família e os relacionamentos.
  4. Tenha um objetivo em mente: ao iniciar um novo conteúdo, planeje atingir pelo menos um objetivo de forma clara. Defina com os alunos o ponto de partida e o ponto de chegada e não deixe nenhum aluno para trás!
  5. Tenha empatia. Um dos componentes essenciais da Inteligência Emocional, a empatia nos ajuda a nos colocar no lugar do outro e ir ao encontro da emoção que o outro sente, não apenas como uma forma de consolo, mas de solidariedade.

 

Assim, como pequenos gestos, será bem provável alcançar o reconhecimento pessoal e profissional. Um gesto de delicadeza com os alunos, um minuto de atenção aos pais, e uma prática pedagógica embasada em um bom planejamento, irão abrir ainda mais possibilidades de reconhecimento e excelência.

Pense nisso!

 

 

 

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido