Professor tem futuro?

A nova onda tecnológica tem afetado a maneira como as pessoas se relacionam entre si e nos negócios. Algumas áreas foram afetadas mais drasticamente, como os bancos e empresas de atendimento, os “call centers”, que na maioria das vezes são máquinas. Novas profissões surgiram, como os ‘influencers digitais’, e tudo ligado as novas tecnologias.

 

E a sala de aula? Professor tem futuro?

A era digital revolucionou a forma de aprendizado: cursos à distância, vídeos e canais no Youtube que respondem por praticamente todas as dúvidas. Além disso, os livros tornaram-se digitais, em formatos de audiobooks  entre outras modalidades. Acesso as informações na palma da mão.

Informação não é conhecimento.

O ambiente escolar é mais que transmissão de conhecimentos. É um local de experiências. E quem conduz essas experiências é o professor, que atualmente faz o papel de mediador e facilitador, interagindo com o conhecimento dos alunos e fazendo o que o computador ainda não pode fazer: uma análise reflexiva sobre os temas. Ao professor cabe: selecionar os conteúdos mais relevantes, fazer as reflexões e análises do tema, propor atividades práticas, aplicar a teoria ao dia a dia. Essas atividades são habilidades humanas.

É esse o papel do professor, o mentor que guia, o técnico que auxilia o desenvolvimento e que conduz o processo de aprendizagem.

E assim como outras profissões se adaptaram ao uso da tecnologia, incorporando essa tendência no dia a dia, a escola, mais do que nunca precisamos refletir sobre isso, avaliar os benefícios, orientar sobre os riscos e aproveitar o que a tecnologia tiver de melhor para oferecer.

E assim como em outras áreas, sempre existirão profissionais de destaque, que fazem toda a diferença: porque ao motivar e incentivar os alunos, o professor está fazendo a diferença e garantindo que independente da escolha, aquele aluno, no futuro, poderá exercer a profissão que desejar, inclusive escolher a carreira docente.

               

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido