Bullying: uma triste realidade

“É uma brincadeira normal. Tirar sarro é comum na infância.”

 “Sempre existiu.“

“Já sofri muito... Queria poder falar com alguém. “

“O único jeito é reagir. “

“É uma brincadeira de mau gosto.”

“Pode dar depressão, morte.”

 

Não se assuste. Esses comentários foram feitos em uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O tema é sempre polêmico.

Quando falamos sobre isso com os adolescentes e as crianças, todos eles têm uma concepção muito clara sobre o que é Bullying: provocação, tirar o sarro, zoar, uma brincadeira! De mal gosto, com certeza!

Para muitos os agressores, pode mesmo soar como brincadeira normal da juventude, mas para aqueles que sofrem Bullying, não é uma brincadeira, é um sofrimento pelo qual passam na maioria das vezes calados, sozinhos. Sentem-se desamparados, sem ter a quem recorrer. Tem medo.

A escola pode ser um ambiente muito cruel. Os padrões atuais de beleza, impactam diretamente nas crianças e nos jovens que estão em formação e qualquer ‘desvio’ desse padrão, como peso, altura, cabelo, comportamento, já pode ser uma razão para ganhar apelidos, causar isolamento e influenciar outros a fazer o mesmo.

Hoje ainda, com o uso do WhatsApp, grupos se formam com o objetivo de promover integração entre os membros de uma determinada turma, mas acabam virando um canal para promover o constrangimento e a exposição de uma ou mais pessoas. Isso é Cyberbullying.

 

  LEI Nº 13.185, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2015, no seu Artigo 5o diz:

“ É dever do estabelecimento de ensino, dos clubes e das agremiações recreativas assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e à intimidação sistemática (bullying).”

O que vocês têm feito sobre isso?

A Escola é corresponsável pelos atos de Bullying e Cyberbullying e deve manter sistematicamente programas de orientação, conscientização para alunos, professores e equipes, criando um ambiente mais seguro para todos.

 Diga NÃO ao Bullying!

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido