Principais metodologias de ensino

As metodologias de ensino variam de acordo com a conceito que se tem sobre o processo de aprendizagem.

Ao escolher uma escola, a família deve considerar se aquela metodologia está de acordo com seus princípios e valores.

De maneira geral, as escolas são bem diretas ao identificar o seu método de ensino, mas também podem fazer uso de uma ou mais metodologias combinadas para serem mais efetivas no processo de aprendizado.

Vamos conhecer as principias linhas metodológicas utilizadas nas escolas do Brasil.

Modelo tradicional:

No modelo tradicional, segue-se uma padronização nas aulas e nas avaliações. Ele tem como base um roteiro já pré-definido que orienta o trabalho do professor, seja por meio de apostilas ou dos livros. Nesse processo o professor é quem comanda a aula e o ritmo, de acordo com o calendário acadêmico e o ritmo da classe.

Modelo construtivista:

O modelo construtivista segue as principais ideias de Jean Piaget, que considera a aprendizagem como uma construção do indivíduo. O professor tem o papel de orientar os alunos nas atividades que o levarão ao aprendizado. Dessa forma, os alunos experimentam, assimilam o conhecimento e através desse processo, aprendem.

 

Modelo Waldorf:

Criada por Rudolf Steiner, esse método procura integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis. As escolas e professores possuem grande autonomia para determinar o currículo e as atividades que serão desenvolvidas consideram o aluno como um todo. Se valoriza muito a liberdade ao desenvolvimento de cada indivíduo.

 

Modelo Freinet:

Na proposta pedagógica de Freinet , o papel do professor é promover experiências para que os alunos possam interagir com o conhecimento. Por isso, estar em contato com a realidade em que vive o aluno é fundamental. O aluno deve ter oportunidade de realizar experiências reais, e a medida que for avançando, sob a orientação do professor, terá adquirido o conhecimento. A relação entre o professor e o aluno, é essencial.

Gostou de conhecer alguns modelos de ensino?

 

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido