Habilidades fundamentais do docente

As habilidades fundamentais de um docente se referem a sua formação, atualização constante e competência profissional.

Como em qualquer outra profissão, a competência profissional está relacionado a formação constante e o planejamento para as atividades diárias.

Quem vê o professor dando sua aula, não imagina todo o trabalho que antecede aquele momento: o planejamento, e aí está competência do profissional.

Planejar a aula siginifica: considerar o público, o material e os conteúdos que serão ensinados, de acordo com a faixa etária e as necessidades especiais dos alunos.

Acima de tudo o professor trabalha com uma vida em formação, de uma pequena criança, até um jovem: valores e conhecimento: tudo está em jogo.

Um profissional competente tem essas características:

  • Confiança: sabe que o que está ensinando está certo, pesquisou, comparou e elegeu o conteúdo mais significativo para turma.
  • Paciência: testa diferentes formas de apresentar o conteúdo, considerando as necessidades de cada turma, cada aluno.
  • Organização: para um ensino eficiente, é necessário seguir o cronograma, mas estar preparado para lidar com imprevistos que podem surgir ao longo da aula. As vezes é preciso improvisar mesmo!
  • Disposição: planejar, organizar, corrigir, testar. O professor não se cansa e parece que suas atividades não têm fim. Tudo faz parte do ciclo de aprendizado: ensinar, avaliar, ajustar e rever. Mais que disposição, é preciso persistência: nos planos, nas ações e nas avaliações.
  • Avaliação: não tenha medo de ser avaliado. Assim como os alunos são avaliados constantemente, os professores também devem ser avaliados: pelos pais, pelos alunos e pelos coordenadores. Um feedback construído nessa base é um poderoso instrumento para o desenvolvimento e crescimento do docente.

 

Gostou das dicas? Não se esqueça de nos contar quais temas quer ver aqui no blog!

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido