Como tornar sua aula inesquecível?
O desafio da sala de aula é manter a concentração dos alunos e incentivá-los a estudar.
Sabemos que a atenção de uma pessoa, varia conforme sua idade, quanto mais nova, menos tempo de atenção. Atenção plena então, cada vez mais difícil, até nos adultos.
Para tornar sua aula inesquecível é preciso envolvimento.
De acordo com o psicólogo, Willian Glasser:
Nós aprendemos:
10% quando lemos,
20% quando ouvimos,
30% quando vemos,
50% quando vemos e ouvimos,
70% quando discutimos/debatemos,
80% quando vivenciamos
e 95% quando ensinamos.
Podemos ou não concordar com esses estudos, mas o fato é que ter uma aula sempre exposta de forma oral pelo professor, não colabora com o processo de aprendizagem.
Ter uma aula inesquecível, significa que o aluno irá lembrar daquele conteúdo, muito além da prova.
Confira essas dicas;
- Concentração: Se a explicação for a parte mais importante da aula, é necessário que a classe esteja concentrada, isso é em silêncio. E não ultrapasse 12 minutos de explicação, esse é o tempo indicado para o foco total. Lembre-se: quanto mais jovens os alunos, menor deve ser esse tempo de explicação.
- Compartilhe conteúdo: Promova atividades em dupla ou em grupos, a interação é fundamental para o processo de fixação de conteúdo.
- Desafio: Aguce a curiosidade dos alunos lançando um desafio sobre aquele tema, pode ser uma charada, uma pesquisa, um vídeo, algo atual que se relacione com o conteúdo estudado.
- Revisão: ao término do conteúdo estudado, revise os principais pontos que foram abordados. Um resumo indica para os alunos os conceitos principais do assunto apresentado.
- Teste: Não espere pelas avaliações oficiais ou semana das provas. Teste ao longo da apresentação se o conteúdo está realmente sendo assimilado pelos alunos. Teste surpresa, teste oral, pergunta no final da aula ou no começo. Quando testamos o conteúdo avisamos ao cérebro que esse material é importante e que precisa ser armazenado de forma efetiva.
Gostou dessas dicas?
Compartilhe com seus colegas e troque experiências sobre como funciona a dinâmica na sua sala de aula.
Você também pode compartilhar esse assunto em vídeo.