Cuidados com a saúde mental

A época mais esperada e sufocante para os estudantes está chegando, a época dos vestibulares. Chegando neste momento decisivo, sabemos que a maioria dos vestibulandos acabam prejudicando a própria saúde e o bem-estar.

Os professores por sua vez, se sobrecarregam com a correção das provas, recuperação das atividades, programa de fim de ano, ensaios e outras comemorações que acontecem, além da pressão nas reuniões de pais, que agora no final do ano, ficam o sufoco porque alunos dependem de notas para passar, e parece que o professor precisa dar conta de tudo ao mesmo tempo!

Confira algumas dicas para você, vestibulando e para você professor se manter bem e conseguir lidar bem com essa pressão desse momento do calendário:

  • Aluno: organize os conteúdos que serão revisados e treinados ao longo da semana, separando um tempo para cada atividade. Manter o planejamento ajuda o cérebro a se concentrar nos conteúdos e manter o foco nas tarefas.
  • Mantenham um momento para atividades sociais com os amigos, para o esporte e para o descanso. O cérebro precisa disso. Sobrecarregá-lo com as informações agora, só vai atrapalhar a memória. Seja seletivo naquilo que considerar o mais importante e respeite os horários de descanso e convivência com a família e os amigos. O vestibular é uma fase, mas os relacionamentos são para sempre!

 

  • Professor: planeje as atividades semanais selecionando os conteúdos mais relevantes para os alunos, a base importante e sólida que precisa ser construída e mantida. Não adianta só querer finalizar a apostilas e os livros, é preciso selecionar o conteúdo que precisa ser compreendido pelos alunos. Isso vai ser a base para o próximo ano, então garanta o mais importante!
  • Permita-se ter momentos de descanso e uma boa noite de sono. A privação de sono por períodos prolongados aumenta o stress, a ansiedade e a desgaste físico. Respeite seus limites.
  • Solicite ajuda quando perceber que as coisas estão ficando fora do controle, seja para lançar notas no sistema ou registrar atividades, corrigir provas e trabalho. É melhor e pedir ajuda do que tentar fazer tudo sozinho e no último minuto perceber que não deu conta! Daí não sobra muito tempo para resolver ou alguém para ajudar!

 

Sem saúde e bem-estar não conseguimos alcançar nossos objetivos. Por isso mantenha o planejamento em dia e prepare-se para essa etapa com equilíbrio, tenha certeza que o resultado virá na medida do seu preparo.

 

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido