A importância da família na escolha da carreira profissional

Quando falamos de escolha profissional, precisamos considerar as 3 maiores influências:

  1. Família
  2. Amigos
  3. Contexto Cultural

 Na família construímos a nossa primeira visão de mundo, colocamos os “óculos” a respeito do que acreditamos ser o certo e aceitamos essa visão. Conforme vamos crescendo, começamos a “enxergar” outras cores, isso é, outros modelos de família, de relacionamento e de trabalho.

O valor e a experiência de cada pessoa contam muito. E quando o assunto é escolha profissional, conta mais ainda! Porque primeiro admiramos nossos pais e o que eles construíram, é a partir disso que temos a liberdade para fazer nossas próprias escolhas.

Na minha escolha, minha mãe foi uma grande influência. Ela era professora e exerceu essa profissão por 36 anos! Sua dedicação e esforço foram uma inspiração e apesar de quando jovem eu não aceitar ser professora, acabei me tornando uma, depois de adulta. Foi a minha segunda graduação. Primeiro fiz administração, modelo de profissão do meu pai, que sempre trabalhou em empresas. E depois fiz Pedagogia e atuei como professora por 10 anos.

Os pais nunca são neutros e são a grande influência, mas amigos e o contexto cultural também podem exercer grande influência.

Como pais, orientamos nossos filhos e apresentamos as possibilidades, baseadas nas nossas próprias experiências e conhecimento. Devemos ter isso em mente quando falamos sobre a escolha profissional e aconselhar nossos filhos a buscarem informações a respeito de novas possibilidades, carreiras e mercado de trabalho. Cada profissão tem suas vantagens e desvantagens e conhecer esses aspectos se torna fundamental no processo.

Além do mais, pais não tem bola de cristal, para adivinhar como estará o mercado de trabalho nos próximos 4, 5 ou 6 anos, com tantas incertezas, a única possibilidade é apostar em uma formação que considere os impactos da tecnologia na escolha da carreira, as necessidades das pessoas e as projeções dos especialistas para o mercado futuro de trabalho.

Considere fortalecer 3 aspectos vitais:

  1. Aprendizagem constante  - aprender a aprender
  2. Criatividade – estimular experiências, atividades e novas ideias.
  3. Inteligência Interpessoal e Subjetiva – aprender a lidar com as pessoas e consigo mesmo.

Se como pais pudermos focar nesses aspectos, iremos fortalecer características que serão sempre desejadas pelas empresas e futuros profissionais.

Converse sempre, ouça sempre e esteja atendo as mudanças. Esse é o melhor caminho para pais e filhos que se preocupam com a escolha da carreira.

 

 

 

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido