O que é e qual a importância da orientação profissional

Provavelmente você conhece ou já ouviu falar de alguém que não conseguiu definir seu curso superior e por isso acabou adiando essa escolha, porque não sabia ao certo o que queria fazer. Ou alguém que escolheu um curso superior por pressão da família ou amigos, mas não conseguiu levar adiante porque não era o que realmente queria.

Tem ainda aqueles que começaram a faculdade convictos de que escolheram o curso certo mas acabaram desistindo por perceber que a profissão em si não era bem o que eles esperavam. Acredite essas situações acima acontecem com muito mais frequência do que imaginamos. Para solucionar esses problemas a orientação profissional entra em cena.

            O que é Orientação Profissional?

            Nada mais é do que um acompanhamento realizado por um profissional – normalmente da área de psicologia - que auxilia a pessoa em questão a escolher sua carreira baseada em diversos aspectos, tais como preferências,  habilidades, afinidades e questões relacionadas ao seu estilo de vida.

            Para que ela serve?

            Ela auxilia tanto aqueles que desejam escolher uma profissão quanto os que já a escolheram e sentem a necessidade de redefini-la. Isso quer dizer que a Orientação Profissional não é voltada somente para estudantes do ensino fundamental e médio, mas também para os adultos que já estão ativos no mercado de trabalho. Trata-se de uma oportunidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal no mercado de trabalho. Hoje muito se fala em coaching e muitos procuram o trabalho do coach, como uma forma de dar direcionamento na vida pessoal e profissional.

 

Como ela funciona?

De modo geral é baseada em duas etapas: a primeira é focada no autoconhecimento, e a segunda no mercado de trabalho. Para isso são utilizados testes psicológicos e outros instrumentos que irão auxiliar o orientador e seu cliente.

            Quando sei que devo recorrer a ela?

            Como dissemos anteriormente orientação profissional não é exclusiva somente dos estudantes, ou seja, seja qual for sua idade e situação no mercado, se está insatisfeito com sua vida profissional você pode recorrer a um orientador para te ajudar.

            Qual a diferença entre Orientação Profissional e Orientação Vocacional?

            Muitas pessoas confundem orientação profissional com vocacional, outras dizem até que se trata da mesma coisa, mas a realidade não é essa. Orientação vocacional se foca nas partes comportamentais, na qual o objetivo é determinar as áreas de interesse. Já a profissional se concentra na parte utiliza a parte do autoconhecimento para direcionar as habilidades e aptidões individuais para as profissões e o mercado de trabalho.

 

Se você tem muitas dúvidas a respeito da sua escolha profissional, pode buscar o serviço de um profissional especializado, que pode ser um orientador, psicólogo que faça o trabalho de orientação profissional ou vocacional, ou um coach, aquele que mais atenderá as suas necessidades. Avalie as propostas e compare a forma do trabalho. Isso trará mais segurança para a sua escolha.

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido