Você já está pronto para escolher a sua profissão?

Essa é uma colocação clássica: Você não sabe o que quer, é porque não está maduro o suficiente para escolher. Acontece com todo mundo.

Quando eu fiz o vestibular aos 18 anos, escolhi Psicologia. Depois de 1 semestre, percebi que não era aquilo que eu tinha imaginado. Tranquei o curso e decidi fazer intercâmbio. Nas palavras da minha mãe: “ Você ainda não está madura para fazer sua escolha profissional. É bom treinar o inglês e depois você decide.”

E foi assim, fiquei 6 meses estudando inglês em Londres e quando voltei decidi fazer Administração. Dentro das possibilidades daquele contexto, foi uma escolha mais acertada.

Então se você está se sentindo nessa situação, pode pensar nesses passos para amadurecer e fazer sua escolha de forma mais consciente:

 

  1. Desenvolva seus talentos.
    Todo mundo já nasce com habilidades específicas para algumas coisas, essas habilidades são os talentos. É comum de muitas pessoas, principalmente na fase da adolescência pra juventude, achar que não tem talento nenhum, mas isso não é verdade. Por isso, parte do processo de amadurecimento é você encontrar dentro de si aquelas coisas que você tem mais facilidade que outros para fazer, aquilo que te enche de alegria ao realizar e que se pudesse você ficaria horas e horas fazendo. Encontre-as e desenvolva, trabalhe em cima delas, crie projetos em que você possa utilizar suas habilidades e aperfeiçoe-as. Seus talentos ajudarão você a compreender seu futuro "eu".
  2. Comece a pensar sobre onde você estará em 10 anos.
    Ainda que não precise planejar como será toda sua vida assim que atingir 20 anos, é importante começar a pensar quais são seus desejos para o futuro. Neste momento é bom responder a algumas perguntas. Leve em consideração os seus desejos pessoais, suas habilidades e seus sonhos para responder essas perguntas. As respostas delas te darão uma visão mais precisa de que caminho seguir ou, pelo menos, o que você precisa aprender pra chegar até lá.

Daqui 10 anos...

  • Como você se imagina estar? Ex: Aonde você vai estar morando; Com quem vai estar vivendo; Como estará sua saúde; Com o que vai estar trabalhando;
  • Você gostaria de ser reconhecido pelo que?
  • Qual a diferença que você gostaria de fazer no mundo?

 

  1. Conheça novos lugares e experimente coisas diferentes.

O contato com lugares, pessoas e culturas diferentes é enriquecedor para abrir sua mente, saber mais do mundo que você vive e até mesmo pra entender melhor sobre quem é você. Viajar não precisa ser uma atividade exclusiva dos privilegiados. Se você não pode pagar por uma viagem para outros países ou lugares mais distantes, viaje da melhor maneira possível com seus recursos. Visite lugares interessantes jamais vistos em seu próprio país. Visite cidades vizinhas desconhecidas. Seja um turista em sua própria cidade. Faça um mochilão. São opções muito válidas também.

  1. Buscar conhecimento com pessoas mais sábias e livros.

Essa é uma dica muito importante para você ganhar sabedoria e errar menos no decorrer da vida. Leia muito. Leia sobre pessoas que já conseguiram o que você pretende conseguir e o que elas fizeram pra chegar lá. Esteja sempre perto de pessoas sábias e aprenda com elas. Defeitos que você possa estar tendo, muitas pessoas já conseguiram resolver nesse mundo, basta que você aprenda o jeito, aplique em você e muito provavelmente funcione também para você.

 

  1. Seja honesto consigo mesmo.

Tenha em mente que você não precisa saber de tudo, mas não utilize isso como desculpa para não aprender tudo o que você pode. Se desafie, se supere. Descubra quais são seus pontos fortes, são eles que vão te dar força e segurança para conquistar o que você quiser. Mas não deixe de notar quais são seus pontos fracos também, são eles que vão mostrar aonde você precisa melhorar para evoluir. Não se cobre tanto. Não deixe que a opinião das pessoas interfiram nas suas escolhas e atitudes e não procure satisfação nos outros. Por fim, se permita mudar de opinião e voltar atrás sempre que preciso.

 

E com essas sugestões, você com certeza irá encontrar algo que desperte seu interesse para conhecer com mais profundidade.

Lembre-se: a escolha profissional é apenas uma parte do que acontecerá ao longo da sua carreira. Não se preocupe demais com esse passo, porque com certeza virão muitos outros!

 

 

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido