O que significa estar maduro para escolher a profissão?

A maturidade se manifesta quando o jovem é capaz de fazer suas próprias escolhas e arcar com as consequências. Estar maduro é estar pronto para ouvir sobre a realidade da carreira e consciente das oportunidades que ela irá oferecer.

Me lembro que no momento da minha escolha profissional, ao término do Ensino Médio, eu estava decidida a fazer psicologia. Tinha certeza. Prestei o vestibular e fui aprovada e comecei o curso. Ao longo das primeiras semanas, fui percebendo que não tinha nada a ver com o que eu imaginava sobre o curso. Naquela época, a gente não tinha acesso ao Google assim para conhecer melhor cursos e faculdades... achava que gostava e pronto, fazia. Depois notei que as minhas características pessoais também não se encaixam com o perfil de profissional que se preparava para exercer a profissão de psicólogo. Conclusão: Um semestre e tranquei a matrícula. Não era isso. Mas era o que? Eu não sabia. Tempo e dinheiro que não voltam mais.

Para minha mãe, eu não estava madura, por isso não sabia. Precisava de mais tempo, mais experiências, outras vivências. E foi assim que no outro semestre, fiz um intercâmbio para aprimorar o inglês e cursinho para rever conceitos e conteúdos. Amadureci.

No ano seguinte, ingressei no curso de Administração que foi minha primeira graduação. Depois Pedagogia e outros cursos de Pós-Graduação. Deu certo.

Para muitos jovens que estão no Ensino Médio, a maturidade sobre a escolha profissional irá depender das experiências: informações sobre as opções de cursos, sobre as faculdades e principalmente informações sobre si mesmo: habilidades e competências.

A escola pode proporcionar para os alunos, desde o 1º ano do Ensino Médio, essas experiências:

  1. Atividades de autoconhecimento: encontro em grupos menores, que os alunos possam analisar suas próprias características, suas habilidades e competências.
  2. Conhecer os cursos e as faculdades: Feira de profissões, visitas monitoradas, pesquisa sobre novas áreas de atuação, tudo contribui para trazer informações atualizadas.
  3. Explorar o mercado de trabalho e o impacto da tecnologia nas profissões e o valor das habilidades pessoais como: criatividade, inovação, trabalho em equipe, resiliência e inteligência emocional.

A maturidade não se manifesta na idade, no final do Ensino Médio, ou quando a família quer.

Cada jovem tem seu tempo, seu momento. Precisamos estar atentos para perceber e prontos para proporcionar o que eles precisam para amadurecer.

Como estão os seus alunos?

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido