Por onde começar a orientação profissional ?

 

“O autoconhecimento é essencial para vida. Quem se conhece consegue escolher com muito mais facilidade, seja sua profissão, seus parceiros afetivos, seus amigos e seu estilo de vida. Sua vida se torna mais coerente e autêntica.” Leo Fraiman

 

As mudanças que acontecem com os adolescentes abrangem os âmbitos físico, mental e intelectual e a cada nova experiência, um novo aprendizado.

O autoconhecimento é peça chave para começar o trabalho de orientação profissional.

Promover atividades ligadas ao autoconhecimento não se limitam a um encontro, uma sessão de terapia, uma palestra ou uma aula. É possível sim, contar com a ajuda de tudo isso, e na verdade quanto mais atividades de autoconhecimento, melhor.

O tema pode ser tratado de forma interdisciplinar abordando as questões físicas, nas aulas de ciências, biologia ou química. Pode ser tratado em forma de expressão pessoal, nas aulas de literatura e produção de texto. E deve ser tratado especialmente em momento de reflexão sobre sonhos, expectativas, planos e projetos no que chamamos de Road Map: Plano de vida

O Plano de vida: Road map – esse plano consiste em ajudar o adolescente a identificar suas características pessoais, suas habilidades e competências intelectuais e seu propósito, baseando suas escolhas em sua própria percepção para a escolha profissional.

Baseado na teoria de Howard Gardner das Inteligência Múltiplas, essa ferramenta é parte fundamental do conceito de autoconhecimento na questão cognitiva. Identificar as habilidades e competências pessoais são essenciais para escolha profissional.

O Plano de vida, indica para o aluno quais são suas habilidades cognitivas e como essas habilidades se relacionam com as competências necessárias para o desenvolvimento da carreira profissional.

Imagine um aluno que gosta de escrever, debater, ler, argumentar, entre outras habilidades da inteligência linguística e que tem interesse em fazer o curso de Direito. Estaria dentro das possiblidades dessa carreira? Com certeza que sim.

Queremos proporcionar uma experiência nesse nível de autoconhecimento para os alunos do Ensino Médio.

Quer saber mais sobre o Plano de vida: Orientação profissional?

Entre em contato conosco.

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido