Como avaliar a Universidade?

Chegando ao fim do ensino médio, é comum que alunos e seus responsáveis ainda não tenham certeza se a instituição de ensino superior que desejam condiz com sua realidade e suas expectativas. Por isso, é sempre importante procurar conhecer a fundo a universidade em que irá ser investido tempo, dinheiro e carreira.

Ministério da Educação (MEC)

Para começar, é interessante procurar saber a situação da instituição no MEC. Diplomas de conclusão de curso só tem valor legal se tiverem sido expedidos por instituições que estão devidamente credenciadas junto ao Ministério da Educação, sejam de cursos presenciais ou a distância. O portal e-MEC é o portal onde estas informações  sobre os cursos e as Universidades podem ser encontradas.

Enade, IGC e CPC

São ferramentas utilizadas para se obter uma melhor perspectiva sobre a qualidade dos cursos oferecidos pela faculdade desejada.

  • Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) – exame aplicado a cada três anos  para alunos do último ano de cada curso. Tem como principal finalidade mostrar a qualidade do curso por meio do desempenho do aluno no exame. Essa nota vale de 1-5, sendo 5 a melhor nota. Cada curso de uma universidade particular e das federais tem uma nota. As universidades estaduais não são obrigadas e por isso nem todas tem essa nota.
  • IGC (Índice Geral de Cursos) – funciona como uma média da instituição como um todo, incluindo os cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos pela instituição.
  • CPC (Conceito Preliminar de Curso) -  é um cálculo realizado no ano seguinte a prova do Enade, o cálculo é levado feito por meio do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, o desempenho dos estudantes no Enade e informações sobre o corpo docente (se são mestre ou doutores e se têm dedicação integral), a infraestrutura da instituição avaliada e recursos didático-pedagógicos.

Quanto melhor a instituição se saiu durante as avaliações, mais promissora ela é. Todas as avaliações também estão disponíveis no portal e-MEC.

Infraestrutura

Costumam ser de qualidade e bem conservados em instituições que investem seus recursos nisso.

Não deixe de visitar o campus em que deseja estudar e procure saber sobre espaços que não sejam salas de aula convencionais, como bibliotecas, laboratórios e salas de aulas práticas específicas do curso desejado.

Universidades particulares costumam investir bastante em infraestrutura e tem diferenciais bem interessantes como laboratórios, bibliotecas e outros espaços especiais para os alunos desenvolveram suas habilidades e competências.

Pense que você irá passar uma boa parte do seu dia e dos próximos anos nessa instituição!

A universidade será a sua casa!

Quanto mais promissora, agradável, convidativa ela for, melhor para você!

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido