Como funcionam as cotas no ENEM?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) vem sendo cada vez mais utilizado como meio de entrada em universidades. A performance de cada aluno pode ser utilizada como entrada nas Universidades Federais e como uma forma de concessão de bolsa nas universidades particulares. Além disso, o exame funciona como parte do sistema de cotas para alunos nas universidades públicas.

Após a realização do exame em novembro de 2019, o candidato deverá aguardar o resultado que será divulgado em janeiro de 2020. Com o resultado liberado, é o momento de se cadastrar no SISU – Sistema de Seleção Unificada. E é nesse sistema que o aluno irá selecionar o curso e a faculdade, pela ampla concorrência ou no sistema de cotas.

Como funciona a distribuição das vagas?

 O sistema de cotas utilizado é o da Lei de Cotas (Lei nº 12.711, sancionada em agosto de 2012) que destina 50% das vagas em universidades e institutos federais para estudantes que cursaram o ensino médio, integralmente, na rede pública, de família de baixa renda e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. A lei determina que 25% das vagas sejam destinadas para estudantes vindos de escola pública com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, e outros 25% para candidatos que estudaram integralmente no ensino médio e que possuem renda igual ou superior a 1,5 salário mínimo, existe também um percentual das vagas para pretos, pardos e indígenas, conforme o último Censo Demográfico do IBGE na região.

 

E as universidades estaduais?

Hoje, as universidades estaduais ainda estão em processo de adaptação ao sistema de cotas e cada uma delas, como a USP E a UNICAMP, esclarecem no manual do candidato, quais são as vagas/cursos/quantidade que serão destinadas aos alunos cotistas e quantas vagas irão disponibilizar pelo SISU.

 

As informações colocadas na inscrição do ENEM serão utilizadas no SISU, no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Se você estiver dentro das condições, poderá se utilizar desses programas para acessar as Universidades particulares com a sua nota do ENEM.

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido