Você conhece o jeito mais eficiente de estudar?

Como é sua rotina de estudos? Simplesmente pega um livro e começa e a lê-lo? Ou então só acessa uma videoaula e começa a assisti-la?

E se você pudesse explorar outras formas de estudar? Assim como existem diferentes alunos também existem diferentes técnicas de estudos, algumas muito eficazes, outras menos.

Vamos conhecer quatro técnicas bem eficazes e como utilizá-las.

 

1- Flashcards

São cartões de memorização. Em uma face do cartão você deve fazer um desenho que remeta ao assunto que você está estudando, e na outra face uma explicação daquele assunto.

Seu objetivo deve ser olhar o desenho e saber explicar o significado dele.

Separe os cartões em níveis de dificuldade e separe-os em caixas de revisão, por exemplo: nível fácil – revisar de novo daqui uma semana, nível médio – revisar daqui três dias, nível difícil – revisar amanhã.

Essa é uma forma visual de associar imagens com os contéudos e ajudar o cérebro a armazenar a informação tanto pela imagem como pelo texto.

2- Mapas mentais

São famosos entre os estudantes. Consiste em construção de ramos baseado em assunto central. Você precisa associar uma imagem com uma palavra, tendo  no centro o tema principal e depois os assuntos relacionados àquele tema.

Por exemplo, se o seu assunto for regime militar você pode ramificar explicando cada época desse período.

É importante  que os títulos não sejam longos, também utilize cores diferentes e imagens para memorizar e facilitar o aprendizado.

 

3- Explicação: ensinar

Outra técnica eficaz é ensinar o assunto que você deseja fixar para outra pessoa. Ao fazer isso você terá que criar formas de explicar o conteúdo de forma simples para que outra pessoa entenda, com isso você será quase que obrigado a memorizar o assunto para não falhar na explicação.Quando a gente precisa ensinar alguém, descobre o quanto sabe sobre aquele conteúdo.

Se não tiver com quem contar nesses momentos procure explicar para você mesmo como se fosse outra pessoa. Você pode até criar um vídeo, utilizando o celular mesmo e ver como está se saindo na explicação.

 

4- Testes

Pode ser considerado o mais eficaz método de estudo. Fazer questões é bom para imaginar o que será cobrado na prova e também para fixar o conteúdo em sua mente.

Ao imaginar as questões, você poderá perceber quais são suas maiores dificuldades e  daí testar seu nível de conhecimento. Se tiver um parceiro de estudos, peça para ele formular questões para você e vocês poderão "trocar" as questões e treinar melhor o conteúdo estudado.

 

Gostou dessas técnicas? Compartilhe com seus amigos!

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido