Terminando o Ensino Médio

O ensino médio é uma experiência que a maioria das pessoas passou ou vai passar. Há quem odeie, há quem ame, mas uma coisa é certa: um dia ele acaba, e devemos nos preparar para quando esse dia chegar.

Como aproveitar melhor a reta final dessa etapa?

Você provavelmente já deve ter assistido uma maratona; uma prova de resistência, que exige treino físico, mental e psicológico. Por isso esse termo também é utilizado quando nos referimos a uma sequência longa de atividades que exigem muita concentração e esforço da pessoa.

Nos meses de outubro a dezembro, o estudante da 3ª série do Ensino Médio irá enfrentar uma maratona de provas: para finalizar o bimestre na escola e para o vestibular. Assim como na maratona, é preciso preparo físico, mental e psicológico:

  • Participe dos simulados, eles ajudam no preparo mental e psicológico, da pressão do tempo da prova e da revisão dos conteúdos estudados.
  • Utilize técnicas de meditação para se concentrar no momento da prova e ajudar o cérebro a encontrar as respostas e ideias que você precisa.
  • Permita-se sair e aproveitar esse último semestre com seus amigos da escola, porque depois, cada um segue um caminho diferente e fica mais difícil manter contato.
  • Planeje quais provas e atividades são as mais relevantes e dedique-se a elas. Priorize seu tempo nas revisões e nas dicas para a redação.
  • Mantenha uma rotinha nos estudos, na alimentação, no descanso e nas atividades físicas, procure manter o equilíbrio em todas as áreas.
  • Mentalize como será o próximo ano: suas conquistas, as novidades e os desafios. Crie uma imagem mental de como você vai viver seus sonhos! Isso irá ajudá-lo a manter o foco nas tarefas, mesmo as que forem enfadonhas.
  • E por último, peça ajuda: não espere uma crise de ansiedade ou ataque de nervos! Quando perceber que já está perdendo o controle, peça ajuda à sua família, converse com seus amigos, e conte com um profissional especializado para ajudá-lo a lidar com esse momento e assim superar suas dificuldades, seja um psicólogo ou terapeuta.

 

E quando menos perceber, já estaremos terminando o ano!

Então foco, força e coragem: em direção aos seus sonhos e objetivos!

 

 

Faça parte da nossa Lista Vip
Invalid Input
Informe seu nome :)
Email invalido